SAIBA ONDE ENCONTRAR PLANO ODONTOLÓGICO PREÇOS
Quando se trata se saúde bucal, é necessário contar com as melhores condições de tratamento dental. Por esse motivo, o plano dental foi desenvolvido. Muito mais em conta e com mais benefícios do que um atendimento particular, o plano odontológico preços é a escolha ideal para o cuidado dos seus dentes.
Muitas pessoas também imaginam que as consultas ao dentista devem ser realizadas uma vez por ano. Outras, nem preferem fazer um tratamento dental, tanto por medo, quanto ao preços exorbitantes que as empresas particulares oferecem às pessoas. Para se ter uma ideia, existem cidadãos que nunca pisaram em um consultório dentário.
Não basta utilizar produtos dentários, como pastas de dente e cremes dentais. É necessário ir regularmente às consultas odontológicas, para manter o seu sorriso sempre saudável. Por isso, plano dental previdência é um serviço especialmente pensado em quem deseja cuidar do sorriso de forma saudável e muito econômica. Através do plano, são oferecidos diversos tipos de tratamento dental e vantagens que somente os contratantes de um plano odontológico poderão adquirir.
São oferecidos diversos pacotes, e cada um é designado para cada necessidade dental. Limpezas, extrações, canais, radiografias, são alguns dos procedimentos oferecidos pelas operadoras que trabalham com plano odontológico. Mas também existem os pacotes mais restritos, que não permitem a realização de procedimentos considerados estéticos, como a instalação de aparelho dental.
A primeira vantagem do plano odontológico preços é a economia. Ele pode ser pago mensalmente ou anualmente, e permite que o consumidor tenha acesso quando quiser realizar um atendimento odontológico e tratamento dental. Também fornece mais uma boca saudável, pois ao aderir o plano, você terá sempre dentes saudáveis e livres de cáries, gengivite, entre outros problemas dentários.
São disponíveis uma gama gigantesca de profissionais do plano na área odontológica à sua disposição. Através da rede credenciada, é possível ter acesso à todos os dentistas e consultórios cadastrados no convênio odontológico. Tudo isso é muito importante para que o consumidor escolha a clínica credenciada mais próximo de sua casa ou trabalho.
O consumidor também irá com mais frequência às consultas odontológicas na rede credenciada. Sabendo que está pagando mensalmente ou anualmente por um pacote de serviços dentários, ele irá mais vezes ao dentista pelo plano e cuidará melhor dos seus dentes.
A carteirinha do plano odontológico é outra grande vantagem que só o cliente do plano tem. Por meio dela você é possível comparecer e marcar suas consultas de forma rápida e eficaz. Basta apresentar junto à carteirinha o seu RG ou a carteira de motorista.
Muitos planos odontológicos costumam apresentar a carência antes e durante contrato. É um período determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, no qual o beneficiário não poderá usufruir dos serviços do plano odontológico. Geralmente, esse tempo é de 24 horas, em casos de emergências e consultas, variando de acordo com cada convênio.
ENTENDA O PERÍODO DE CARÊNCIA
A partir do momento em que o consumidor fecha o contrato com uma empresa de plano odontológico, é estabelecido certo prazo no qual os usuários não estão autorizados a usar algumas vantagens que o plano possui. Esse período é denominado carência. Geralmente, a carência é de no máximo 30 dias para consulta e exame dental. Para tratamento de canal, por exemplo, esse prazo pode levar até 120 dias.
De acordo com a ANS, os prazos de carência são os seguintes:
- 24 horas para emergência;
- 30 dias para consultas, odontologia preventiva, diagnósticos e radiologia;
- 90 dias para periodontia e endodontia;
- 180 dias para próteses;
- 24 meses para lesões ou doenças preexistentes.
Mas para quem não deseja todo esse tempo de espera para o seu atendimento na rede credenciada, é possível contratar um plano que não possui o período de carência. Dessa maneira, os usuários poderão utilizar o plano dental previdência de forma imediata e sem complicações. É necessário que o consumidor leia atentamente as cláusulas do contrato do convênio, para que não surjam problemas.
CONSULTAS À PARTE NO PLANO ODONTOLÓGICO PREÇOS
Essa dúvida é recorrente entre as pessoas que desejam contratar algum tipo de plano. Muitos clientes desejam realizar o atendimento com outros profissionais da área odontológica que não estão cadastrados na rede credenciada. Mas não sabem se é possível receber um reembolso da operadora do plano.
Geralmente, as empresas realizam esse tipo de reembolso. Basta que o consumidor apresente a nota fiscal do serviço dental feito pelo dentista particular, que não está na rede credenciada. Assim, depois de 30 dias o reembolso será realizado ao usuário. Mas é preciso se informar para saber quais planos realizam o reembolso.
COMO ESCOLHER O MELHOR PLANO ODONTOLÓGICO
É preciso estar atento a todas as ofertas dos planos odontológicos. Isso é muito importante, para que você possa identificar qual plano é o adequado para você. A melhor opção é pesquisar pelo IDSS (Índice de Desempenho de Saúde Complementar). Ele varia entre zero, que é o desempenho ruim, e um, o desempenho esperado pela ANS.
As empresas que oferecem os serviços de convênio são calculadas nos seguintes parâmetros: garantia de acesso aos consumidores, atendimento, desenvolvimento de mercado, administração de processos e regulação dos procedimentos e a qualidade de atenção à saúde da população.
Também é possível ter acesso ao nome da empresa credenciada que recebeu as melhores avaliações pelo IDSS. Por exemplo, no site do Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) ou em outros sites de assistência ao consumidor, são listados detalhadamente todos os planos dentários. Esse fator é muito importante, para que o consumidor saiba sobre qual plano odontológico é o mais contratado e o que possui mais vantagens.
Antes de contratar qualquer plano, também é preciso saber se a empresa contém registro no site da ANS. Isso é fundamental para que o usuário tenha a garantia de um atendimento especial, além de consultas com profissionais qualificados pela rede credenciada.
Mas não basta saber somente sobre a qualidade do plano odontológico preços. Os valores dos planos também são uma questão que deve ser analisada antes de assinar o contrato com qualquer plano dentário. Ao seguir todas essas dicas, o consumidor poderá encontrar o plano perfeito para realizar o tratamento dental. Ter acesso a uma assistência odontológica de qualidade é um direito de todo cidadão.
COBERTURAS DO PLANO ODONTOLÓGICO PREÇOS
Contratar um plano dental previdência é uma tarefa que demanda muito cuidado. Principalmente a análise do procedimento dental que é coberto por eles, já que muitas coberturas variam de acordo com cada empresa de planos odontológicos. Por esse motivo, é necessário saber os serviços que estão geralmente inclusos. Assim, problemas em relação aos procedimentos poderão ser evitados.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu um rol de procedimentos odontológicos, que possuem cobertura obrigatória pelo plano dentário e o plano médico de maneira correta. Essa lista sobre procedimento dental obrigatório pode ser acessada através do site da ANS. Através dela é possível ter acesso a todos os tratamentos seguros que estão inclusos nos planos e como são realizados. Eles são separados em três tipos diferentes: simples, intermediário e avançado.
O procedimento dental simples são aqueles que realizam os tratamentos de forma mais rápida, como limpezas, manutenções e prevenções. Consultas de avaliação com um dentista da rede credenciada, restauração e tratamento de cáries, são alguns dos processos mais simplificados estabelecidos pela ANS. A remoção de tártaros, a aplicação de flúor e a profilaxia também são realizações determinadas como simples e que fazem parte do pacote dental.
Já os procedimentos intermediários são os que visam cuidar e trazer soluções para problemas mais sérios, como a Periodontia, mais conhecida como cirurgia da gengiva ou apenas raspagem. As pessoas que geralmente necessitam desse procedimento dental não realizam a higiene bucal de forma correta, pessoas com baixa imunidade e fumantes. Colagem de fragmentos dentários, curativos e suturas são outros procedimentos considerados intermediários.
Os procedimentos mais avançados também são inclusos nos pacotes do plano odontológico. Geralmente, esses procedimentos necessitam de anestesias e um período de recuperação maior do que o convencional. O tratamento de canal é o mais conhecido entre os tratamentos avançados. Conhecido também como Endodontia trata-se da abertura dental e a retirada de nervos danificados de seu interior. As extrações de dentes, pequenas cirurgias e biópsias, que é a retirada de tecidos para a realização de exames posteriores.
Radiografias também estão inclusas no pacote do plano dental previdência. Através de seus serviços, é possível identificar problemas dentários apenas por meio de imagens. Feixes de radiação X atravessam os dentes e ossos, realizando a impressão em uma chapa. A radiografia é algo presente na área odontológica para a identificação de algum problema dental, e também está presente em diversos planos odontológicos. Muitas vezes o odontologista não consegue identificar traumas dentários ao olho nu. É necessário ter acesso a um exame de raios-x para que ele possa ver qual tratamento dental é o ideal para o paciente. Um dos tipos de radiografias utilizados na área de odontologia é a Periodontia. Com a ajuda desse exame é possível que o profissional estude as perdas ósseas do seu paciente.
Exames laboratoriais são procedimentos que nem todos os convênios odontológicos incluem em seus planos. Porém testes de saliva e exames de diagnóstico anatomopatológico são uma exceção, já que costumam fazer parte dos exames cobertos pelo plano. Para saber mais sobre essa cobertura, basta consultar as empresas de seu interesse.
O pronto-socorro 24h é outra questão que deve ser verificada com cautela. É muito importante aderir a um plano odontológico que cubra essa necessidade dental, já que muitas pessoas geralmente necessitam de atendimento dentário a qualquer hora do dia.
De acordo com a lei n° 9.656, de 1998, os consumidores dos planos odontológicos preços também têm direito à órteses e próteses. Acessórios que precisam de cirurgia para serem colocados também são inclusos no pacote odontológico.
PROCEDIMENTOS NÃO COBERTOS PELO PLANO ODONTOLÓGICO
É muito importante estar atento aos procedimentos não cobertos pelo plano odontológico preços, porque muitas pessoas esperam que os convênios ofereçam todos os tipos de procedimentos odontológicos, devido ao preço e à empresa. Mas nem todos os procedimentos são realizados dentro do plano, pois alguns são considerados estéticos e muito caros.
O processo de clareamento dental e a instalação de aparelhos ortodônticos são alguns exemplos que procedimentos não inclusos no contrato com o plano. Não são possíveis de serem realizados porque é um processo dental que demanda altos custos. Dessa forma, precisam ser pagos à parte pelos clientes. Para saber ser a empresa na qual você tem interesse oferece alguns desses procedimentos ou possui propostas semelhantes, basta se informar pelo site ou com algum atendente.
Cada convênio possui um pacote específico para atender às diferentes necessidades dos clientes. A seguir, conheça alguns tipos de planos que são oferecidos por essas empresas e quais benefícios geralmente são inclusos.
- Plano individual: é o plano mais adequados para pessoas físicas. Com esse plano odontológico, é possível ter acesso a diversos tratamentos dentários para toda a família, além de atendimento 24h para casos de emergências.
- Plano empresarial: o plano empresarial é indicado para pessoas jurídicas que querem oferecer tratamentos odontológicos aos seus funcionários. Isso é muito importante para que essas pessoas trabalhem sempre satisfeitas e com um sorriso bonito no rosto. Além disso, o cuidado dental constante não permite que os funcionários se ausentem durante o horário de trabalho. As despesas do plano podem ser deduzidas a partir do Imposto de Renda da empresa. Ou seja, o valor pago pelo plano odontológico dos funcionários pode ser descontado do valor do IR que será pago pela própria empresa.
- Prótese dental: para pessoas que sentem vergonha de sorrir ou sentem dificuldades na hora de comer devido à falta de dentes, o plano de prótese dental é a solução. São oferecidos diversos tipos de próteses e órteses sem custo adicional, como coroas, implantes e dentaduras.
- Plano infantil: o cuidado com os dentes deve ser acompanhado desde cedo. Por esse motivo, o plano infantil é perfeito para que as crianças cresçam sabendo da importância da higiene bucal, evitando o aparecimento de cáries e tártaro.
ODONTOLOGIA: AVANÇOS NA TECNOLOGIA
A odontologia é uma atividade que avançou em diversos sentidos ao longo dos anos. Antigamente, ninguém imaginava que um tratamento de canal poderia ser realizado no mesmo dia e na mesma consulta dental. Isso tudo surgiu junto com os aparelhos ortodônticos, que mantêm os sorrisos sempre alinhados e saudáveis.
A evolução da odontologia, acompanhada de tecnologias, com radiografia dental e exames revolucionários, além de ser essencial para os clientes, é um benefício que o plano odontológico possui. Graças à todas essas tecnologias, mais pessoas aderiram aos convênios ao longo do tempo, para cuidar dos dentes com a máxima tecnologia.
PLANO ODONTOLÓGICO: O CUIDADO QUE SEUS DENTES PRECISAM
Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 11% da população brasileira nunca foi a uma consulta dental. Outra pesquisa, feita pelo IBGE e pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), aponta que 39 milhões de pessoas usam prótese dental, sendo que uma em cada cinco dessas pessoas está numa faixa etária entre 25 e 44 anos.
Esses dados demonstram o quão importante é o plano odontológico preços. A maioria da população brasileira não procura um acompanhamento com um odontologista por medo ou por acharem as consultas caras demais. Com a inclusão de vários procedimentos em pacote dental do plano, as pessoas irão se interessar muito mais pelas visitas ao dentista na rede credenciada. Além disso, os valores são pagos mensalmente, ou seja, mais economia para os consumidores.
O plano odontológico preços facilita a vida dos consumidores que o adquirem. Além disso, diversas vantagens são oferecidas às pessoas. Uma delas é a possibilidade de fazer economia. Se o consumidor quiser fazer somente uma consulta dental particular, fora do plano, o valor será muito mais elevado do que o próprio plano. O serviço oferecido pelo plano dentário é muito mais prático, porque já engloba diversos tipos de tratamento dental em um único pacote, com um preço especial para quem está interessado em cuidar de seus dentes.
Geralmente, a maioria das opções de plano odontológico preços oferece cobertura dental para sua utilização em todo o país. Ou seja, o paciente não precisa estar apenas na sua cidade para que seja atendido através do plano na rede credenciada em casos de urgência. Porém, alguns planos se restringem a atender somente no âmbito estadual, fator que prejudica os consumidores ao contratar os planos.
O cliente do plano odontológico também tem ao seu alcance o atendimento em consultas com profissionais altamente capacitados. Isso é possível graças à rede credenciada. Basta que ele escolha o odontologista mais próximo de sua localidade no site ou no aplicativo do convênio contratado. Assim, será muito mais fácil e prático ter acesso às consultas.
Com a ajuda do plano odontológico preços, os consumidores terão a melhor opção de procedimento dental em suas mãos. Tratamentos de canal, cirurgias, implantes, limpezas, entre outras necessidades de quem procura por um cuidado especial aos seus dentes. Depois de todas as informações e dicas obtidas, basta procurar o plano que mais atende à sua necessidade dental. Cada operadora de convênios tem como objetivo oferecer as mais diversas opções de planos para você e sua família manterem os seus dentes sempre saudáveis, sob o acompanhamento de ótimos profissionais na rede credenciada.
A população está cada vez mais preocupada com a própria saúde bucal, não só porque isso é necessário para que não haja o desenvolvimento de cáries, por exemplo. Mas também porque manter um sorriso sempre limpo e bem cuidado permite que novas portas se abram para as pessoas. Não basta apenas escolher a empresa dental cuja oferta mais lhe atrai. É muito importante pesquisar, buscar saber a respeito das condições, benefícios e possíveis desvantagens de cada convênio odontológico. Somente assim você chegará ao plano perfeito, para que você e sua família tenha acesso ao melhor tratamento dental e atendimento.